Concelho de Mulheres Empreendedoras na Índia - WICCI

  Hoje falamos sobre EMPODERAMENTO FEMININO através do WICCI ( Câmara Nacional de Negócios para Mulheres na Índia em tradução livre.   Começando com uma breve descrição sobre esse país tão intrigante. Localizado no sul da Ásia, atualmente, Índia país possui 1,32 bilhões de habitantes, figurando como o segundo país mais populoso do mundo (atrás apenas da China ), concentrando aproximadamente 18% da população mundial (mais populoso que os Estados Unidos , a União Europeia e Japão
juntos). É um país em desenvolvimento com grande população rural (mais de 60%) e desde como reformas de promoção de 1990, tem vivido um rápido crescimento socioeconômico, fator que impulsionou o aumento em sua população urbana devido à vinda de milhões de jovens do campo para as cidades em busca das melhores condições de vida. O país é ainda a maior nação democrática do mundo com mais de 600 milhões de eleitores segundo como leis locais, aptos a votar no país. É também o segundo país com maior número de trabalhadores do planeta, cerca de 800 milhões, mais uma vez superado apenas pela China , além de ser a segunda entidade geográfica com maior diversidade cultural, linguística e genética, depois da África .

  A situação das mulheres na Índia é complicada. "Há duas Índias: uma onde podemos ver mais igualdade e prosperidade para as mulheres, mas uma outra onde a grande maioria das mulheres está vivendo sem escolha, sem voz ou direitos", disse Sushma Kapoor, vice-diretora no Sul da Ásia para a ONU Mulheres.   Os problemas relacionados as mulheres são muitos: violência doméstica, tráfico e exploração sexual, alto índice de feminicídio, alta taxa de abandono escolar. Na Índia, as noivas culturalmente tem que pagar o dote do casamento à família do noivo, isso gera uma quantidade imensa de outros problemas, como o aumento do aborto e taxas homicídio.Há uma questão cultural muito forte também relacionada à menstruação, o que está relacionado à presença feminina nas escolas e conseqüentemente no mercado de trabalho formal.

  Contudo, há esperança, mais de duas décadas de liberalização econômica também ajudaram a capacitar as mulheres, e desde que a Índia se abriu, como ideias ocidentais de economia permeado como cidades.

  Os principais cargos políticos já foram ocupados por mulheres, incluindo nomes como Indira Ghandi (ex-primeira ministra) e Pratibha Patil, ex-presidente.

  Nesse contexto da Índia do século XX, o Conselho Wicci se torna de fundamental importância.  Wicci é um conselho internacional composto por mulheres e feito para mulheres,
 
onde empresárias se beneficiam enormemente com o networking, o intercâmbio e as colaborações femininas. Como Câmara Nacional de Negócios para Mulheres, o WICCI fortalece ainda mais o empreendedorismo das mulheres e impulsiona os negócios por meio de um maior envolvimento com o governo, instituições e comércio global, permitindo mudanças fundamentais nas políticas, leis e incentivos governamentais com o objetivo de encorajar e empoderar fortemente as mulheres nos negócios, indústria e comércio em todos os setores. Como nação, a Índia prevê uma economia de 5 trilhões de dólares. Isso pode ser facilmente alcançado e superado pela inclusão ativa de mulheres empresárias, empresas e profissionais em todas as esferas da vida.
  Wicci conta atualmente com 140 setores de atuação e uma rede de 20.000 mulheres ao redor do mundo todo e atua em atividades de capacitação de mulheres empresárias e líderes em todas as esferas da vida por meio de advocacia, representações pró-ativas ao governo, implementação de projetos para mulheres por meio de fundos alocados por várias agências e corporações, além de trazer atenção para todas as questões que preocupam como mulheres em seus locais de trabalho.

  Nossa fundadora, Francesca Giobbi, é membro desse conselho, sendo mais uma de suas frentes de trabalho no combate à desigualdade social, à exploração sexual, ao tráfico humano e infantil e na luta por uma sociedade mais justa e pela economia de humano para humano, onde todos resultam e são valorizados da mesma forma.


Para mais informações ou caso, você queira ser ativista por essa causa acesse:

https://wicci.in/

Fontes: 

https://www.indexmundi.com/pt/india/populacao_perfil.html
https://viajandocomamalarosa.com.br/como-vivem-as-mulheres-na-india/

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/especial-india-avanca-mas-mulheres-ainda-sofrem-como-antigamente,34f89327b0cda310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
https://www.360meridianos.com/especial/a -vida-das-mulheres-na-india
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_presidentes_da_%C3%8D


Leave a comment

All comments are moderated before being published